Category: Guarapari

Mãe do Ouro

mae-ouro

Segundo a lenda, a Mãe do Ouro é uma menina muito bonita, loira de olhos azuis e quem tiver a sorte de encontrá-la, deverá cortar o dedo e deixar que três gotas de sangue caiam sobre sua cabeça, para que ela se transforme em ouro em pó. Antigamente para cozinhar, era necessário buscar lenha nas…

A lenda da Ilha Escalvada

ilha-escalvada

A lenda da Ilha Escalvada ou do Farol é uma área de proteção ambiental. Situada a 6 milhas da costa, a ilha possui um farol que, quando foi modernizado, teve os antigos cilindros de aço que armazenavam gás jogados ao mar, tornando-se um curioso ponto de observação para os mergulhadores. Segundo os moradores ela é…

Lenda da Mulher Pata

mulher_pata

Segundo a Lenda da Mulher Pata, antigamente as famílias eram muito numerosas. Quando nascia o sétimo(a) filho(a) do casal, segundo a tradição o filho (a) deveria batizar a criança, se isso não acontecesse quando o bebê crescesse: se fosse homem – nas noites de lua cheia virava LOBISOMEM e se fosse mulher viraria MULHER PATA….

Lenda da Mãe-Bá

mae-ba

Conta a Lenda da Mãe-Bá que havia em Guarapari uma grande lagoa e as suas margens habitava uma tribo de índios que em determinada época foi chefiada por uma velha índia chamada BÁ. Alem de chefe ela era curandeira, protetora e conselheira de toda a tribo, e por isso era considerada a “mãe” de todos,…